segunda-feira, junho 11, 2007

"É preciso que o quotidiano se torne heróico, para que o heróico se torne quotidiano" - Samwise the Brave




Samwise Gamgee é a minha personagem preferida de "O Senhor dos Anéis". O Sam é um hobbit típico. Gosta de comer, beber, fumar canchibo, fazer jardinagem. É pouco dado a aventuras ou a grande viagens, desconfia naturalmente dos estrangeiro e acha que não existe outra terra como O Shire.

Dificilmente seria a personagem para uma história de acção, com grande batalhar e viagens infindáveis, por terras estranhas, pejadas de seres maléficos. No fundo Sam é a personagem ideal de um romance rural, pois ele próprio é apenas o humilde jardineiro do Senhor Frodo Baggins. E é um criado à antiga, cegamente fiel ao seu patrão. É exactamente por esta fidelidade que ele atravessa toda a Terra Média , até ao coração da Terra Negra, para destruir o Um anel.

Durante toda a estória podemos esperar ver fazer grandes feitos, mas ele não faz nenhum. Limita-se a seguir Frodo para onde quer que ele vá e assegurar-se que nenhum mal lhe acontece. Cozinha para Frodo, vai buscar àgua para Frodo, carrega Frodo as costas. Mas é nesta fidelidade que se encontra toda a grandeza deste pequeno hobbit, que o torna o maior héroi de "O Senhor dos Anéis". Toda a sua vida é dada, ele vive para Frodo, para o ajudar a levar a sua tarefa até ao fim. Sem ele Frodo nunca teria chegado à Montanha da Condenção, nunca o anel teria sido destruido, nunca a Terra Média teria sido salva.
A única herócidade de Sam é a sua fidelidade a Frodo. Mas esta fidelidade, que quando estavam n'O Shire se traduzia em arranjar-lhe o jardim e que em Mordor o levará a enfrentar orcs e em carregar Frodo as costas, que transportará Frodo até à destruição do anel.

Sem comentários: