terça-feira, fevereiro 06, 2007

Voltei!!

Também eu voltei aos Samurais!
Espero conseguir nesta segunda temporada colaborar mais que na primeira...

E começo falando sobre um dos assuntos que mais me agrada (perdoem-me aqueles que já estiverem fartos disto): O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien

Pode-se dizer que esta obra foi uma das principais culpadas de eu ter desistido do meu curso de Informática no Técnico e ter-me aventurado num curso de Literatura na Faculdade de Letras.
Foi O Senhor dos Anéis que me despertou o amor à leitura. Já tinha lido muita coisa, é verdade, sobretudo Enid Blyton. Desde pequeno que fui educado pelos meus pais no hábito saudável de ler. Mas com estes livros o meu pai elevou este hábito ao amor pela literatura!

Eu já li O Senhor dos Aneis várias vezes. E se há algo que acontece com todas as grandes obras de literatura, e para mim com O Senhor dos Aneis em particular, é que de cada vez que volto a ler encontro sempres coisas novas.

D. Giussani, falando sobre a Anunciação a Maria, de Claudel, dizia que se devia ler todos os anos. Se encontrassemos algo de novo no livro, era sinal que tinhamos crescido!

Para mim acontece o mesmo de cada vez que leio O Senhor dos Aneis. Como vou crescendo vou percebendo sempre um pouco mais da obra (já vai longe o meu sétimo ano, onde só me interessava pela parte das batalhas.)

Podem até achar esquisito, mas o facto é que nesta obra completamente ficcional, onde tudo é fantástico, encontram-se as mais fundamentais Verdades do Homem, expostas de maneira particularmente bela. (Hei-de com tempo falar sobre todas elas, mas não me quero alongar demais neste meu primeiro post).

É isto que torna o Senhor dos Anéis uma das maiores obras da Literatura do Século XX. Pois a Literatura, como toda a arte, tem como centro o Homem. Se a arte não fala daquelas exigências fundamentais do Homem, como o desejo de Verdade, de Justiça ou de Beleza, se a arte não fala ao cuore de cada um de nós então não me serve.

E poucas obras me falaram destas coisas com tanta clareza como aqueles três volumes cheios de elfos, feiticeiros e pequenos hobbits.

Sem comentários: