quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Tabacaria

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
à parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
Álvaro de Campos, Tabacaria
.
Com este versos começa um dos maiores poemas de Álvaro de Campos: Tabacaria. É um poema desesperante, como o são habitualmente os poemas de Álvaro de Campos. Contudo é um poema verdadeiro.
.
É um poema verdadeiro porque a distância entre o que eu desejo e que eu sou capaz de fazer é esmagadora. Eu tenho em mim todos os sonhos do mundo, contudo não sou capaz de realizar nem um desses sonhos. É por isso que Álvaro de Campos acaba por ser um cínico. Percebe o drama humano, mas como não econtra resposta, resigna-se.
.
Contudo, mesmo que a distância entre o meu desejo e a resposta seja incomensurável, a vida não é desesperante. Não porque eu tenha forças para alcançar o que desejo, não porque eu me possa satisfazer com menos do que aquilo que desejo, mas porque aquiLo que eu desejo fez-Se carne.

Sem comentários: