quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Gandalf

"Não nos é dado escolher o tempo em que vivemos. Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado"
Gandalf in Lord of the Rings, the Fellowship of the Ring, by J.R.R. Tolkien
.
Esta frase é central em “O Senhor dos Anéis”. É dita por Gandalf a Frodo, enquanto atravessam as minas de Moria.

É central, porque estará sempre presente nas decisões de Frodo: quando se separa do grupo, quando chega ao Portão Negro, quando atravessa Mordor. Nenhuma daquelas situações é que ele queria, mas ele só pode escolher desisitir ou continuar. E é limitando-se a fazer o que pode fazer que ele acaba por salvar a Terra Média.

Frodo nunca faz actos muito heróicos, nunca vence grande batalhas ou derrota grande adversários. Limita-se a caminhar até a Montanha da Condenação. É tudo o que tem que fazer.

Mas esta frase não é só central no livro, é central na minha vida. No meu dia-a-dia não costumam aparecer grande decisões dramáticas que mudaram o curso da história. Assim como as coisas não costumam acontecer como eu quero. Os meus dramas raramente são maiores do que decidir entre estudar ou não. Contudo é exactamente aí que se joga a minha existência.

A mim não me é dado escolher a minha circunstância, só me é dado escolher o que fazer com ela.

Sem comentários: