terça-feira, fevereiro 06, 2007

Aragorn e Arwen


Tendo em conta a nossa paixão mútua pel'O Senhor dos Anéis o Marcos e eu decidimos dividir irmamente como cães os post's sobre o mesmo, de modo a evitar repetir temas.

Depis da belíssima introdução que o Marcos fez (por alguma razão ele está em literatura e eu não) decidi falar sober uma das histórias mais impressionantes e menos conhecidas de O Senhor dos Anéis: a história de Aragorn e de Arwen, como vêm contada nos apêndices do livro (obviamente não comento a xaropada que o Peter Jackson inventou para dar alguma colorido ao filme).


Conforme vêm dito no livro, Aragorn descobriu Arwen no dia em que Elrond, que até o educara como seu filho, lhe comunicou quem era: Aragorn, filho de Arathorn, capitão dos Dúnedain, descendente dos reis de Anor e Gondor. Este pareceu-lhe um título glorioso, a sua linhagem era a mais nobre que existia entre os homens. Contudo ao deparar-se com Arwen, por quem se apaixonou imediatamente, rapidamente lhe caiu o orgulho. Ela era nada mais nada menos do que filha de Elrond, neta de Galadriel, neta de Earendil, descendentes dos reis dos Noldor. Comparado com ela a sua linhagem era bastante irrisória (sem bem que ele descendia do irmao de Elrond, tendo portanto em comum parte da linhagem).


Rapidamente Elrond se apercebe da paixão de Aragorn e de Arwen. Mas comunica-lhe que eles só se podem casar no dia em que ele se tornar rei de Anor e de Gondor, sabendo que para isso ele teria que derrotar Sauron. Esta decisão pode parecer tiránica ou despótica, contudo demonstra um amor ao destino de Aragorn maior do que aquele que ele próprio tinha. Para Aragorn a sua linhagem era apenas um orgulho, mas Elrond sabia que o seu destino era defrontar Sauron, por isso não lhe permite viver abaixo do seu destino.


Por outro lado Aragorn, que era o maior guerreiro da Terra Média, segue completamente Elrond, que era como um pai para ele. Podia limitar-se a pegar em Arwen e fugir, mas decide cumprir o seu destino. E esta é grandeza do amor do Aragorn e de Arwen: o seu amor não é uma afirmação dos seus designios pessoais, mas do designio traçado por um Outro acima deles. Esta é a grandeza do amor entre o homem e uma mulher, cumprir sempre o designio de um outro.

Sem comentários: