quinta-feira, fevereiro 05, 2009

O Bom Pastor

Foi hoje a missa de corpo presente do Senhor Dom António dos Reis Rodrigues, Bispo Auxiliar Emérito do Patriarcado de Lisboa. Foi uma missa muito bonito, com muitos dos seus irmãos no episcopado e no sacerdócio presentes, ainda que com pouco povo. A Sé estava composta, mas estava longe de estar cheia.

Há muito para se dizer sobre este santo homem, muito mais do que eu sei ou sou capaz. Confesso que procurei um pouco por todos os cantos "católicos" da net e ainda não encontrei nenhum texto que lhe faça jus. Eu, que só conheci este pastor na sua velhice, também pouco sei dizer.

Relembro só com gratidão a missa do seu 90º aniversário, onde Deus me concedeu a Graça de ficar ao lado do Senhor Dom António, a apoiá-lo quando se levantava e sentava já com grande dificuldade. Nessa altura impressionou-me sobretudo a lucidez e serenidade com que falava. Sempre com grande amor a Deus e fidelidade ao Papa e aos Patriarca.

Dos muitos dados bibliográficos que li, deixo apenas um. Em 1984, quando um grupo de católicos pela vida fizeram uma marcha do Largo do Rato até a São Bento, o Senhor Dom António apareceu, como grande pastor que era, para acompanhar o seu rebanho numa luta que ainda hoje, mas agora já diante do Pastor Eterno, ele acompanha e abençoa.

Que Deus nos mantenha sempre fiéis nesta luta, lembrando e rezando sempre ao Senhor Dom António.

SEMPER FIDELIS!

Sem comentários: