quarta-feira, novembro 28, 2007

Se o ridiculo matasse...

Um grupo de senhora do PS decidiu fazer um colóquio sobre a discriminação das mulheres na religião, sobretudo no seio da Igreja.

Ao contrário do que é habitual, o centro da discussão não será o facto de as mulheres não poderem ser padres, mas a virgindande de Nossa Senhora. Segundo estas eminentes teologas, o dogma da virgindande de Maria é uma ofensa às mulheres.

Não me cabe a mim defender a Igreja, pois esta não precisa de defesa. Mas é preciso muito imaginação para dizer que um local onde a primeira pessoa abaixo de Deus é uma mulher discrimina as mulheres.

O facto de as mulheres e os homens ter funções diferentes dentro da Igreja não se trata de uma diminuição do papel das mulheres, mas de um reconhecimento das diferenças entre género. Embora iguais em dignidade, como filhos de Deus, o homem e a mulher são diferentes e tem papeis diferente na Igreja.

Antes de saltarem a falar de como as mulheres não tem importância na Igreja lembrem-se de Nossa Senhora, Maria Madalena, Santa Helena, Santa Teresinha do Menino Jesus, Santa Teresa de Ávila, Beata Jacinta e Irmã Lúcia, Madre Teresa de Calcutá e de todas as mulheres que a Igreja aponta como exemplo de santidade a todo o povo Cristão.

Sem comentários: