sexta-feira, novembro 30, 2007

Mendicante!

Estava hoje a vir do enterro do avô de uma amiga minha quando me pus a ler o Destak. Lá no meio havia uma artigo de opinião que versava sobre as escolhas. Explicava como as muitas escolhas que temos que fazer hoje em dia nos fazem mal e nos fazem perder tempo.

O artigo era bastante inócuo no geral assim como desinteressante. Contudo finalizava dizendo que as escolhas que nós faziamos, embora não definitivas, mudavam o mundo e que era com essas escolhas que nós iamos construindo a nossa vida. Esta posição parece a posição menos humana possivel. Especialmente hoje, ao voltar de um enterro.

Qualquer pessoa que viva a olhar a realidade percebe que a vida e o mundo escapam completamente das nossas escolhas. Diante de experiências tão maravilhosas como o namoro ou de experiências tão dramáticas como a morte, percebemo que a nossa vida não somos nós que a fazemos, mas Outro.

Muitas vezes fazemo tudo bem e as coisas correm mal, outras fazemos tudo mal e as coisas saem bem. Pretender que a nossa vida depende apenas das nossas escolhsa é alienação. Como dizia Gandalf: " a única coisa que nos é dada escolher é o que fazer com tempo que nos é dado".

A posição realmente humana diante da vida, como nos ensina don Giussani, é a do mendicante, que percebendo a sua impotência pede a Deus que Se lhe revele.

Sem comentários: