segunda-feira, abril 23, 2007

Começamos este blog com um único objectivo: falar aos nosso amigos das coisas que nos interessam. Isso inclui músicas, livros, filmes, noticias sobre a Igreja, curiosidades sobre o Papa. Tentamos ser, como dizia don Giussani, como "crianças inteligentes, com os olhos escancarados". Por isso muitas vezes limitamo-nos a fazer copy paste de noticias que nos impressionaram, ou a postar músicas de que gostamos ou simplesmente a colocar uma fotografia que de alguma modo nos supreende ou comove.
.
Não temos a pretensão de sermos um blog de referência neste mundo pretensioso que é a blogesfera. Nem sequer temos a pretensão de dizermos coisas novas ou extraordinárias que hão de revulocionar a intelectualidade católica que frequenta a net. Limitamo-nos a falar do que gostamos, não fazemos serviço público.
.
Claro que isto não nos desobriga de fazermos bem as coisas. Por isso tentamos ter cuidado com a forma como fazemos as coisas e agradecemos todas as criticas que nos ajudam realemente a crescermos no nosso juízo e no nosso testemunho.
.
Esta nossa maneira de escrevermos pode resultar num blog considerado "modernista", ou "beato" ou simplesmente "chato". Mas estas são classificações que não nos interessam. A nós só nos interessa testemunhar aquilo que vivemos.

11 comentários:

Anónimo disse...

caros Amigos:

respondo para aqui para nao alimentar a polemica no post sobre o gosto do Papa pelo Futebol.
Estou triste.
Nunca me passou pela cabeça que a minha critica promovesse este tipo atitudes. Fi-lo como leitor assiduo deste espaço.
Melhorar a qualidade deste espaço é facilitar o meu esclarecimento. Fi-lo de forma seria e sincera. A razão que os outros senhores poderiam ter esgotou-se em excesso de agressividade.
Obrigado pelas simpáticas palavras, que me dirigiram e pela forma atenta como receberam a critica.

com Amizade.

Rodrigo de Sousa e Castro

Zé Maria Duque disse...

Caro Rodrigo,

acredite que agradecemos sinceramente o seu comentário. Ajudou-nos mesmo a olhar com maior cuidado para o blog e espero que dê frutos visíveis.

BGC disse...

Rodrigo,

Mais uma vez obrigado pela forma como verdadeiramente olhou para o blog e para nós.

Obrigado pelo seu testemunho e amizade("amigo é aquele que te diz: olha!" Giuss)

um abraço amigo,
Bernardo

Anónimo disse...

Caros Senhores,

Sem prejuízo de o blogue conter posts de qualidade, direi que toda a elaboração intelectual deste blogue é de um pretensiosismo atroz.

As estatuições «comecemos a ajuizar, este é o princípio da libertação» ou as grandes conclusões do género «a nós só nos interessa testemunhar aquilo que vivemos» ou «a única coisa que nós precisámos de fazer é ser fieis aquilo que nos acontece» revelam da parte de quem as escreve a pretensão de ter a última palavra sobre a natureza do homem e da relação deste com Deus.

Depois, confrontados com interpelações mais profundas ou críticas mais severas, a arrogância intelectual degenera em «copy paste» mental, isto é, em despejo de conceitos próprios da linguagem de Comunhão e Libertação. Expressões como «presença», «desejo do coração», «adesão do eu», para quem está de fora não querem dizer nada.

Sou amigo e parente de Luís Rebello Valente. Tivemos a mesma educação, crescemos no mesmo meio e aprendemos a servir a Igreja com fidelidade. Mas fidelidade não significa anormalidade mental. Não significa negação do sujeito conhecedor, do sujeito racional. Significa antes adesão (aqui sim, o termo aplica-se) racional.
Quem despeja conceitos para depois, quando confrontado com interpelações acerca do significado dos mesmos, os não saber explicar e densificar cai no ridículo e perde-se argumentativamente.

Ora, a linguagem não é um mero adereço intelectual. Lendo «O Mestre», de Santo Agostinho, rapidamente compreendemos que as palavras não são brinquedos que usamos consoante o sentido que nos convém.

Para quem postula que o princípio da libertação é ajuizar, desconhecer no concreto o que as palavras que diz significam é uma negação do próprio postulado que assume como critério de vida fundamental.

Sem mais, subscrevo-me
Rodrigo de Lancastre e Souza Villa-Lobos de Vasconcelos e Noronha

Zé Maria Duque disse...

Rodrigo: n tenho pretenção nenhuma a n ser a de ter encontrado a Verdade. Ou melhor, nem essa tenho, pois n fui que encontrei Cristo, foi ele que veio ao meu encontro.

Por isso uma "elaboração intelectual" para este blogue, nem "ter a ultima palavra sobre a natureza do homem".

Se n consegue perceber o que quer dizer "pertença", "desejo do coração" ou "adesão do eu" então dificilmente perceberá este Papa, porque são expressão que Bento XVI já utilizou.

Tambem n estamos aqui para argumentar, especialmente com que quer simplesmente manter discussões teoricas como o Rodrigo ou o Luis.

Temos a caixa de comentário aberta para recebermo criticas que nos ajudem a melhorar o blog, n para manter discussões teoricas com um último intelectual católico que nos visita.

Zé Maria Duque disse...

Onde se le «Por isso uma "elaboração intelectual" para este blogue, nem "ter a ultima palavra sobre a natureza do homem"» leia-se «por isso não temos uma»

Teresinha Sanches de Baêna disse...

Zé, Bernardo e Marcos.
Queria agradecer-vos por fazerem este blog.
Sem qualquer pretensão de serem uma referencia para todas as pessoas, tornaram-se uma referencia para pessoas que como eu procuram, crescer na fé e não só.
Sei que como eu há muita gente que ou por falta de tempo ou de paciencia nao pode ir a sites como o da ecclesia, por isso agradeço que o citem quando é preciso.
"quando tem que se dançar, dança-se, quando tem que se citar, cita-se!"
Obrigada por todos os dias nos chamarem á realidade!

Luís Rebello Valente disse...

Caro Zé Maria,

O que entende por discussões teóricas?
Conhecer a Fé Católica e o que o Papa ensina «ex-cathedra» é para si uma questão téorica?

Luís Rebello Valente

Zé Maria Duque disse...

Mto obrigado Teresinha.

Luis, ja lhe disse e repito: n discuto mais consigo. N o deixo capitalizar este blog. Se quer discutir comigo crie um blog e depois eu ir la falar consigo. Aviso que mais comentários seus dentro deste genero serao simplesmente apagados.

Luís Rebello Valente disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Luís Rebello Valente disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.