quarta-feira, janeiro 02, 2008

Nova Escola

Segundo esta noticia do Correio da Manhã, as escolas vão deixar de poder ter nomes de santos. Embora o decreto-lei não contenha nenhuma especificação sobre este assunto, mas o jornal afirma que o ministério da educação terá dado indicações para que não exista referência à religião nos nomes das escolas.

Mais uma vez o governo socialista se atira à Igreja. De mansinho, discretamente, subtilmente, na esperança que ninguém repare. Depois de atacar as rádios e os jornais católicos, depois de cortar subsídios as escolas católicas (que mais uma vez aparecem entre as melhores do país), este governo tenta mais uma vez apagar a presença cristão na nossa sociedade.

Prefere o governo que as escolas tenham nomes dos heróis do regime, que nada fizeram a não ser contribuir para a medicriocidade do país. Não descansára o governo enquanto uma só escola pública de Portugal conservar a memória de 800 anos de história de um povo cristão. Esta é a versão moderna do "enforcar o último rei nas tripas do último padre".

2 comentários:

BGC disse...

Uma vez que vivemos num país repúblicano (ou melhor, num regime repúblicano), porque não alterar o nome de todas as avenidas, ruas, calçadas, becos, praças e pracetas do nosso país, com nomes de "reais", para nomes evocativos de presidentes da república?(não que não nos bastem os que já existem)

A lógica seria a mesma, mas cairia no mesmo erro de tentar apagar a História, tentação que caiem todas as ideologias, mesmo as mais modernas, como a "socrática" do sec xxi.

As escolas têm nomes de Santos, porque estes fazem parte da nossa História, da nossa memória colectiva.

Atacando a Igreja, ataca-se o Homem, ataca-se Portugal!

BGC disse...

Post Scriptum:

A melhor escola pública do país, o Liceu Rainha Santa Isabel em Coimbra, engloba os dois nomes.

Talvez seja por aí que comecem os festejos do regicídio e da lei da "separação".

Daí a a ASAE mandar fechar o "São Rosas" em Estremoz, por evocar um milagre que não se tem a certeza se cumpriu todas as normas comunitárias aplicáveis à transformação de rosas em pão, deverá ser um passo.

Desculpem o desabafo!