quinta-feira, janeiro 17, 2008

2008 mais puro!

Desde o primeiro dia deste ano que se instalou em Portugal uma guerra total ao tabaco. Ao olhar para a nova lei que entrou em vigor dia 1 pergunta-se como foi possível sobreviver até agora com a total permissão do Estado para os fumadores espalharem por esse país fora os malefícios do tabaco...

Finalmente o Estado decidiu acabar com a impunidade das tabaqueiras, que tinham o desplante de, inclusivamente, fazer publicidade aos seus produtos. Graças a Deus que agora a lei proíbe qualquer publicidade ao tabaco, assim como revistas sobre o tema (a não ser que sejam para profissionais do ramo). Já para não falar desse perigo para a saúde pública que eram os cigarros de chocolate (também proibidos por esta lei).

Agora já se pode finalmente entrar em cafés livres de cães, bactérias e fumadores! Mas mesmo aqui o Estado fraquejou, porque em vez de dar aos fumadores o destino das bactérias, denegriu os cães ao obrigá-los a ficar ao lado dos fumadores na rua!

Mas sobretudo, agora já podemos entrar nos apertados Centros Comerciais, Aeroportos ou gares ferróviarias e respirar o ar puro, em vez do fumo dos cigarros. Para além disso os velhinhos nos lares, agarrados às cadeiras de rodas, já não podem fumar, aumentado assim exponencialmente a sua esperança de vida!

Mas os verdadeiros beneficiados com esta lei são os presos. É que antes desta lei, não lhes bastava estarem confinados à cela ainda tinham que aturar com o cheiro a tabaco. A partir do primeiro dia de 2008, já podem ficar sossegados, nas suas grandes celas arejadas e livres de mau cheiros (a não ser que um companheiro de cela por acaso tenha decidido preparar lá a sua "dose").

Resumindo, 2008 é um ano cheio de esperança: finalmente os fumadores, esses infames, foram postos no seu lugar, que é a rua e os bons cidadão vão poder respirar agora o ar puro dos Centros Comerciais, das estações rodoviárias e de todas as tascas deste país!

Sem comentários: