sábado, janeiro 03, 2009

Uma grande alegria.

Amanhã celebra-se a Epifania. Está portanto a acabar o tempo do Natal.

Todos os anos por esta altura ouve-se por todo o lado opiniões de pessoas pesarosas de que já não se dá importância ao Natal, que tudo agora é consumismo. Os Cristão relembram sempre que já não se fala do Menino Jesus neste altura do ano.

A mim esta preocupação parece-me justa. Mas também me parece que perdemos demasiado tempo com ela. Parece-me que, salvo alguma excepções, a maior parte de nós perde mais tempo a criticar o modo como se vive o Natal hoje em dia do que a vivê-lo.

Mas a Igreja, que é mãe e mestra, concede-nos todos os anos a Missa do Galo, que com a sua liturgia construída ao longo de 2000 anos nos ajuda a focar o essencial. "O menino nasceu para nós, um filho nos foi dado".

Por isso eu aquilo que gosto mesmo do Natal, mais do que do presépio, mais do que das luzes, mais do que da festa em família (mesmo numa família cristã) é da Missa do Galo.

Desde o momento em que a imagem do Deus Encarnado entra pela Igreja até ao momento em que Deus se torna presente em corpo e espiríto, toda a liturgia nos faz tornar presente esta novidade: "Hoje em Belém de Judá nasceu para vós um Salvado, que é Cristo Senhor".

Sem comentários: