segunda-feira, dezembro 24, 2007

Natal




Há dois mil anos, numa terriola de um território limitrofe do Império Romano, num curral aquecido apenas pelos animais, Deus fez-se homem. E fê-Lo por uma única razão: para vir ao nosso encontro, para vir ao meu encontro.

O amor de Deus por nós é tal que ele não nos pede nada. Antes do nosso esforço, antes da nossa coerência, antes de tudo, Ele vêm ao nosso encontro. Tudo o resto nasce daí.

O menino de Belém, Deus feito homem, é a resposta ao desejo do meu coração. Para o encontrar não preciso de fazer nada, ele vem ao meu encontro, a iniciativa é d'Ele, não minha. A mim só me resta perguntar como João e André: "rabi, onde moras?", ou seja, Senhor onde te posso encontrar?

Por isso o Natal não é a festa da familia, ou da paz, ou do amor. O Natal não é um sentimento meu, modelado por mim, feita à minha medida, mas um facto concreto que me ultrapassa completamente: "Hoje em Belém de Judá nasceu para nós um Salvador, que é o Messias Senhor". A familia, a paz, o amor são frutos de Deus, que é verdadeiramente Pai, verdadeiramente Paz, verdadeiramente Amor.

Por isso é possível que cada um viva o Natal, porque não depende de nós. Não tem nada a ver com coerência pessoal, com virtudes heroicas ou com oraçães constantes. O Natal é para todos e cada um de nós porque Deus veio à terra para salvar todos e cada um de nós.

Um Santo Natal!

1 comentário:

acja disse...

Um grande blog, meus parabéns!