quinta-feira, dezembro 06, 2007

O meu Natal




Começou este Domingo o tempo do Advento. Neste momento faltam 19 dias para o Natal e vão-se intensificando as campanhas publicitárias e o número de arranjos nas montras. Por outro lado, juntamente com as campanhas consumistas, vão também crescendo as criticas ao modo como o mundo moderno celebra o Natal. Esta críticas vão desde as mais moralistas (aqueles que explicam que o Natal é a festa do Amor e da Paz e que o que interessa é a familia) até às mais certas, que nos relembram que contestam o esquecimento daquilo que se celebra realmente nesta festa, o nascimento de Jesus.

Confesso que a mim não me interessam muito estas críticas. Não porque elas não sejam justas, porque o são muitas vezes, mas porque antes de mais me interessa o modo como eu vivo o Natal. O Bom Deus todos os anos me dá a mim um tempo antes da festa do nascimento do Seu Filho para eu me preparar para o Natal, para que no dia 25 eu esteja com o coração preparado para receber o nascimento daquele menino que nasceu em Belém de Judá.

Mas, mesmo com todo o tempo que Ele me dá, muitas vezes me esqueço de que "um Menino me foi dado". Muitas vezes sou devorado pela ânsia de ter tudo preparado e bem feito para o Natal, deixo-me consumir pelas críticas ao modo como os outros celebram o Natal, concentro-me nos presente que vou dar, na unidade da familía, na liturgia da missa do Galo e esqueço-me daqu'Ele menino, que nasceu numas palhinhas para que eu conhecesse a Salvação.

Por isso a mim não me interessa especialmente se o mundo é consumista ou não nesta altura do ano, se realmente os outros excluem ou não Jesus do seu Natal. A mim só me interessa que eu não exclua Jesus do meu Natal. Só me interessa fazer como os Reis Magos: abeirar-me do presépio e dizer simplesmente "vim adorar-Lo"

1 comentário:

joshua disse...

Adorei o teu blogue! É Católico. Tem sentido crítico e pugna por boas causas. É menor com o que discorde que o com que concordo.

Naturalmente vou linká-lo. Se me visitares verás imensos blogues do mundo com uma marcada vertente Católica. Basta verificar a minha barra de links.

PALAVROSSAVRVS REX!