sexta-feira, setembro 05, 2008

Mudança?

Está na moda ter opiniões sobre as eleições dos E.U.A..

Existem, regra geral, duas opiniões: os obamamaniacos, que adoram e veneram o primeiro negro a ter hipóteses de ser presidente da América. A classe bem pensante europeia está rendido a este novo Kennedy.

Por outro lado, há aqueles que acham Barack Obama oco, um orador extraordinário, mas que não têm nada a propor e por isso estão por Maccain.

Agora apareceu uma novidade neste assunto: Sarah Palin, governadora do Alasca, conservadora, pró-vida.

Logo os nosso media e opinion makers se entretiveram a desfazer a candidata republicana â vice-presidência. Desde de seu conservadorismo, até à sua inexperiência, todos os media portugueses garantem dogmaticamente que Maccain escolheu mal.

Esquecem-se este media que foram os cristãos conservadores pró-vida, assim como os americanos patrióticos que acreditam no direito do cidadão de andar armado, que deram por duas vezes a vitória a George W. Bush.

Esquecem-se ainda que todas as críticas sobre a inexperiência da candidata a vice-presidente se viram contra Obama: Sarah Palin foi mayor e é há dois anos governadora do Alasca. Obama nunca ocupou um cargo executivo.

Para além disso, depois do discurso que ela fez na convenção republicana, tornou-se evidente que têm carisma e oratória.

Para acabar. Obama prometeu mudança e escolheu para seu vice um eminência parda de Washington. Maccnain não prometeu nada disso, mas foi buscar uma mulher, jovem, que limpou a corrupção dentro do seu partido no Alasca, para sua número dois.

Vejo-me por isso a discordar dos media portugueses: Maccain não deu um tiro no pé. Maccain deu apenas mais um passo seguro para a vitória.

Sem comentários: