terça-feira, abril 01, 2008

"Cl, o desafio da missão", Entrevista do Padre Carrón no jornal Avvenire a 20/03/2008

Publicamos a entrevista ao padre Julian Carrón, presidente da Fraternidade de CL, realizada por um jornal espanhol.

Há um ano atrás, no dia 24 de Março, a praça de São Pedro encheu-se de celinos, provenientes de todo o mundo, para a audiência com Bento XVI, por ocasião dos 25 anos do reconhecimento pontifício da Fraternidade de Comunhão e Libertação, da qual o senhor foi confirmado presidente nos últimos dias. Padre Carrón, o que lhe ficou daquela audiência?


Roma foi a confirmação apostólica do valor do carisma dado a Don Giussani pela vida da Igreja. Bento XVI sublinhou a origem pessoal do carisma e confirmou a permanência do mesmo na experiência do movimento.
E relançou-nos na tarefa missionária, que já nos tinha sido confiada por João Paulo II. Nos dias de hoje, este desafio missionário é ainda mais decisivo, por exemplo, como o que aconteceu no Brasil nestas últimas semanas. Durante um encontro em São Paulo, com 50 mil membros do Movimento dos Sem Terra, a Cleuza Zerbini, percursora deste movimento, bem como o seu marido Marcos, disse: «Carrón, há uns anos também tinha um movimento, o Nova Terra. Quando conheceu Don Giussani confiou-lhe este movimento, porque não havia mais nada para procurar; tudo o que devia encontrar, tinha encontrado. A história repete-se mais uma vez. Hoje não existem duas estradas: existe apenas uma. Hoje, o Nova Terra e os Sem Terra unem-se ao movimento de Comunhão e Libertação». Imagine a minha comoção, tal como a que acenei quando o Don Giussani me chamou de Espanha para o acompanhar a guiar o movimento. Como então, senti-me tão pequeno, tão insignificante, que em São Paulo tive a mesma sensação. Mas este facto novo que o Mistério nos coloca diante não me amedronta, porque Aquele que começou entre nós esta obra boa, leva-la-à a bom termo.

Como acolheu o mandato renovado para guiar o movimento nos próximos anos? O que representa para si?

Aceitei a decisão com o mesmo espírito com que aceitei a decisão de Don Giussani, procurando obedecer à modalidade com que o Mistério me chama a responder. Hoje estou muito mais consciente da desproporção total diante da tarefa que me é confiada. E o que eu quero viver está bem descrito no trecho de Solov’ev que o Don Giussani nos propôs como manifesto permanente do nosso movimento: «O que nos é mais querido no cristianismo é o próprio Cristo, Ele próprio, e tudo o que Dele deriva, porque nós sabemos que n’Ele habita corporalmente toda a plenitude da divindade». Desejo não querer nada mais na vida para além disto.

Isto tudo que acabou de dizer, o que é que significa para o futuro de CL?

Os factos imponentes que aconteceram neste último ano trouxeram mais uma vez à baila a nossa responsabilidade, segundo o mandato do dia 24 de Março de 2007: viver uma fé profunda e personalizada, que nos permita estar na realidade, como nos disse Bento XVI, com uma «espontaneidade e uma liberdade que permitam novas e proféticas realizações apostólicas e missionárias», para colaborar juntamente com os pastores em «tornar presente o mistério e a obra salvífica de Cristo no mundo».
Uma fé madura exprime-se em obras nas quais o desejo do homem incarna e assim oferece um contributo à vida social. A fé católica não é só uma questão privada ou limitada a algum âmbito particular, mas tem igualmente uma função pública, visto que é um factor que torna melhor a vida quotidiana, mais humana e mais positiva, e coloca nas condições óptimas para enfrentar os problemas e as dificuldades, nas relações entre as pessoas, na educação, no trabalho, até mesmo no empenho cívico e político vivido como caridade.

O que representa, na sua opinião, para os cristãos, o contexto cultural e político de Espanha e de Itália, feitas as distinções devidas?

Há uma intervenção de Don Giussani em 1972, que me parece de grande actualidade. Ajuizando um momento igualmente dramático da nossa história – a crise de 68, da qual alguns dos fenómenos actuais são certamente a última consequência – disse: «Deus não permite que nada aconteça que não seja para um amadurecimento. Mais, é exactamente da capacidade que cada um de nós e cada realidade eclesial tem (família, comunidade, paróquia, Igreja em geral) de valorizar o que aparece como objecção como estrada de amadurecimento, demonstrando-se assim a verdade da fé». Mas é sobretudo a frase seguinte que me interessa sublinhar: «Este é o sintoma da verdade, da autenticidade pelo menos da nossa fé: se em primeiro plano colocamos verdadeiramente a fé ou outro tipo de preocupação, se esperamos verdadeiramente tudo do facto de Cristo, ou se do facto de Cristo esperamos apenas o que decidimos esperar, fazendo dele em última análise motivo e sustento para os nossos projectos e para os nossos programas». Por isto, a situação problemática que os nossos países estão a atravessar é uma circunstância que o Senhor permite para a nossa educação, para verificar o que cada um de nós ama mas também para desmascarar a ambiguidade que pode existir em todas as iniciativas humanas, por sua natureza, limitadas.

No que diz respeito à presença pública dos cristãos, o que é que este seu juízo implica?

Na situação actual, na qual – como vimos – não basta uma reactividade às provocações dos outros, somos incentivados a descobrir a originalidade do cristianismo. É preciso uma presença original, não reactiva. «Uma presença é original quando decorre da consciência da própria identidade e da afeição que se tem por ela, e nisso encontra a sua consistência» (Don Giussani). Como cristãos, não fomos escolhidos para provar as nossas capacidades dialécticas ou estratégicas, mas sim para testemunhar a novidade que a fé introduziu no mundo e que nos «conquistou» em primeiro lugar. O desafio que temos diante é o de sempre: educar adultos na fé, segundo um método que torne razoável a adesão a Cristo. Como disse padre Giussani ao Sínodo em 1987, «o que falta não é sequer a repetição verbal ou cultural do anúncio. O homem de hoje espera, talvez inconscientemente, a experiência do encontro com pessoas através das quais o encontro com Cristo é realidade de tal modo presente que a sua vida é mudada. Só um impacto humano pode interpelar o homem de hoje». Portanto, o encontro com alguma coisa que corresponda às exigências do coração, que interpele a razão no torpedo em que esta caiu e constitua uma resposta que nenhum moralismo pode sequer sonhar.

Sinteticamente, o que pode o carisma de CL oferecer de original?

O que recebemos da grande tradição da Igreja e que a genialidade humana e cristã de Don Giussani tornou experiência presente, atraente na actualidade: na fé, a solidão e o cepticismo são derrubados e a vida torna-se uma certeza imensa, exactamente porque Outro actua na história; em qualquer circunstância e dentro de qualquer prova, é possível viver assim. É este o contributo que consideramos poder dar à vida da nossa gente: mostrar a pertinência da fé para as exigências da vida – exigências de verdade, de beleza, de justiça, de felicidade – e portanto, a utilidade da fé para a vida dos homens do nosso tempo. Esta fé é esperança para a vida de todos.

Isto basta para enfrentar o golpe de um mundo que se afastou progressivamente da Igreja e da fé, e que se quer construir a prescindir, quando não explicitamente contra, o cristianismo?

Respondo-lhe com palavras que Don Giussani pronunciou depois da derrota dos católicos italianos do referendo ao aborto em 1981: «Exacto, este é um momento no qual seria preferível sermos apenas doze em todo o mundo. Quer dizer, é mesmo um momento onde se volta ao início, porque nunca tinha sido assim demonstrado que a mentalidade já não é cristã. O cristianismo como presença estável, consistente, e logo capaz de tradere, de tradição, de comunicação, de criar tradição, já não existe: tem que renascer. Tem que renascer como solicitação à problemática quotidiana, quer dizer, à vida quotidiana». Existe alguma coisa mais original e mais entusiasmante que isto?

tradução não oficial de Catarina Almeida

Sem comentários: