sexta-feira, março 02, 2007

"Para quê atormentar-nos se é tão fácil obedecer?"

Qual a razoabilidade de seguir um Homem que se acabou de deixar pregar numa Cruz, quando bastava ter mentido para Se safar?
.
O escândalo da cruz deve ter sido insuportável para os Apóstolos, própriamente incompreensivel. Ele que multiplicava a comida, que curava os doentes e ressuscitava os mortos, flagelado? Crucificado? Morto?
.
Contudo João permanceu, tal como Maria e as outras mulheres junto à Cruz. Permaneceu, não porque compreendesse, mas porque Ele se tinha tornado o sentido da Sua vida. Aquele Homem era a resposta ao desejo do seu coração. Aquele Homem era o filho de Deus, o messias que os profetas anunciavam. O próprio Pedro o tinha dito.
.
João de pé junto à Cruz deve ser para nós exemplo. Exemplo do que é seguir: é aderir totalmente aqueles que Deus nos dá para seguirmos, mesmo que as vezes não compreedamos totalmente.
.
Nem sempre é fácil compreender o Papa, ou don Giussani ou o Padre João. Contudo, não os seguir parece-me a coisa mais irrazoável. Pois Cristo encontrei-O neste homens. A minha existência encontra resposta nestes homens (não pela sua grandeza, mas porque apontam sempre para Cristo). Não os seguir é negar-me a mim mesmo.

Sem comentários: