domingo, novembro 16, 2008

Manisfestações

A revolta dos alunos que estoirou esta semana foi coroada com nova manifestação de professores este Sábado. A mim ocorreram-me várias ideias depois desta semana tão atribulada.

Primeiro é que este modelo de avaliação é de facto ridiculo. Não concordo que qualquer avaliação é melhor que nenhuma. Uma avaliação que incluis dias de trabalho é simplesmente ridícula. Para além disso, qual é o critério pelo qual uma professor de uma matéria cientifica avalia uma professor de humanidades?

Contudo também me choca ver que numa semana onde a escola ocupou os telejornais não exista uma palavra sobre educação. De facto os professore e os sindicados não falam de educação.

Quanto aos alunos. Embora me pareça justo que se manifestam contra o facto de as faltas justificadas serem iguais as faltas injustificadas para efeitos do exame, vemos que se manifestam sem um ideia. Perante uma escola cada vez pior os alunos saem à rua apenas para resmungar com as faltas.

Para além disso, embora não entre em teorias da conspiração, a maior parte daqueles que se manifestaram claramente só o fizeram porque é mais divertido do que ir às aulas.

Por fim, é inacreditável que o Governo perante 110 mil manifestantes se limite a dizer que são "radicais" e "manipulados" pelos sindicatos. Mas como o PSD está demasiado ocupado a dizer mal da sua presidente e como cada fez que Manuela Ferreira Leite fala os jornais ignoram, o governo pode dizer o que quiser, pois têm a eleição mais ou menos garantida.

Sem comentários: